Apple anuncia iOS 14 com nova tela inicial e aplicativo de tradução de conversa

A Apple deu início nesta segunda-feira (22) a sua conferência global para desenvolvedores (WWDC, na sigla em inglês), em que anunciou uma nova versão do iOS 14, o sistema operacional presente nos iPhones.

Este ano a conferência acontece on-line, por causa da pandemia de coronavírus e terá conteúdo gratuito para os cerca de 23 milhões de desenvolvedores que trabalham com o ecossistema da Apple.

A empresa anunciou mudanças na tela inicial dos telefones, na exibição de informações e na assistente digital Siri.

O novo iOS estará disponível para os mesmos aparelhos que receberam o iOS 13, lançado no ano passado. Veja a lista:

  • – iPhone 6s;
  • – iPhone SE;
  • – iPhone 7;
  • – iPhone 8;
  • – iPhone X;
  • – iPhone XR e XS;
  • – iPhone 11 e 11 Pro;
  • – iPhone SE 2.

O novo sistema estará disponível a partir de hoje para desenvolvedores da Apple. Uma versão beta pública poderá ser baixada em julho e a versão final chega a partir de outubro.

Novidades do iOS 14

A partir de agora será possível esconder diferentes páginas da tela inicial com a introdução da Biblioteca de Aplicativos, que vai aglomerar todos os aplicativos em uma única página, divididos por tema. Os mais usados vão ficar no topo da página.

Essa novidade vai resolver o problema de muitos usuários de iPhone, que geralmente têm páginas cheias de aplicativos ou diversas pastas para fazer organização de aplicativos.

Outra novidade é uma mudança na exibição de informações que aplicativos podem apresentar, como datas no calendário ou temperatura e previsão do tempo. Será possível, a partir do iOS 14, incluir essas informações entre os aplicativos, com exibição maior, facilitando obter esses detalhes.

A Apple anunciou ainda uma nova versão da Siri, que não mais vai tomar a tela toda do aplicativo quando chamada e vai ganhar funcionalidades mais inteligentes.

Outra novidade de voz é o aplicativo “Translate”, que vai permitir que duas pessoas conversem em diferentes idiomas, com o app intermediando a tradução.

As notificações de ligações também mudaram para o iPad e o iPhone: a partir de agora quando o usuário recebe uma ligação ela não tomará mais a tela inteira se o aparelho estiver em uso e aparecerá como uma notificação simples, no topo da tela.

App Clips

A Apple traz uma novidade para usuários que geralmente não têm um aplicativo quando precisam dele: para pedir comida, alugar uma bicicleta compartilhada ou pagar em um café.

Chamado de App Clips, a empresa vai utilizar tecnologia NFC para permitir que desenvolvedores insiram em uma espécie de código pequenas partes de um aplicativo, de até 10MB, que terá integrações que vão permitir realizar pequenas ações mesmo sem ter o aplicativo.

A novidade tem interação com Apple Pay, o que vai permitir pagamentos, e com o Sign In com Apple, o que vai permitir realizar um cadastro de maneira descomplicada. Fonte: G1

 

Veja também...